Kulungwana expõe “Celebrar Rangel-A Lente e o Jazz”

ad

A Stewart Sukuma, Lda, inicia este ano o projecto Celebrar, que se estreia celebrando uma figura incontornável da fotografia e do jazz, Ricardo Rangel. O projecto consiste na divulgação de artistas e agitadores culturais de diferentes ramos.

O projecto denominado “Celebrar Rangel – A Lente e o Jazz: Uma vida Dedicada à Fotografia  e  ao  Jazz” é uma parceria entre a União Europeia, Associação Kulungwana e da Associação Moçambicana de Fotografia e Centro de Formação
Fotográfica.

De  acordo  com  Stewart  Sukuma, pretende-se,  com  o  CELEBRAR, que  os mais jovens compreendam a coragem e obra de um fotógrafo que fez da sua lente  um  instrumento  de  combate  a  vários  males.  Um  homem,  que ultrapassou na sua abordagem o conceito básico do registo fotográfico e que para fixar etapas da nossa história, tocou e influenciou consciências.

Por  ter  denunciado,  na  sua  trajetória, os  horrores  do  colonialismo,  Rangel desperta  a  importância  e  a  força  da  fotografia  para  um  mundo  novo, o mundo da justiça e igualdade.

“Importa referir que o Projecto CELEBRAR surge para preencher o vazio que existe  no  que respeita  à informação sobre  os  artistas  moçambicanos  em geral,  e,  em  particular  relembrar  aqueles  que  realmente merecem  um destaque pela sua postura, obra e pela valiosa contribuição na vida social e artística em Moçambique e no mundo”, disse Sukuma.

A exposição terá lugar no dia 26 de Outrubro às 18h.



Fonte: O País

0 Comentários