Mlaio apresenta-se com “Ntumbuluku”

ad

No dia 26, às 18h, os rapazes da Banda Mlaio vão apresentar-se em concerto no palco do Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), na cidade de Maputo. A ideia do espectáculo musical designado “Ntumbuluku” consiste em promover o pensamento que norteia o trabalho da banda, interessada em explorar ritmos das tradições africanas, em particular de Moçambique. Na verdade, a pretensão da banda é explorar os espaços africanos e fazer um diálogo permanente com as pessoas, de modo que se possam interpelar continuamente.

A partir do concerto “Ntumbuluku” (origem em português), Mlaio vai, por via da arte, convidar as pessoas a voltarem-se para os seus universos interiores. Por essa razão, além de música, o evento dos “mlaios” prevê recital de poesia com textos da autoria de autores moçambicanos. São os casos de Noémia de Sousa, José Craveirinha, Rui Knopfli, Armando Artur, Mia Couto e Virgílio de Lemos. A missão foi confiada a Dionísio de Bahúle, quem vai transformar em poesia um conto de Suleiman Cassamo.
Nesta aparição de duas horas, Mlaio apresentar-se-á com

Letícia Diozina (voz principal), Eufrásio Bape (sopro), Regan Pinto (viola baixo), Sérgio (guitarra), Eleutério Numaio (piano), Bernardo (bateria) e Dionísio Bahúle (percussão).

Elvira Viegas, Regina (dos Gran’Mah), Siovana Novela e Mbalango são os convidados para o “Ntumbuluku” da banda fundada em 2016, na altura que se fundou a iniciativa Café Debate, que levou muitos artistas e académicos moçambicanos à reflexão em Marracuene.

Antes deste concerto, ainda este ano, Mlaio, apresentou-se na Fundação Fernando Leite Couto, Hotel Términus, Gil Vicente e Associação dos Músicos, sempre na cidade de Maputo.




Fonte: O País

0 Comentários