Xiquitsi encerra última temporada de música clássica

ad

O Cine Teatro Gil Vicente acolhe a última temporada de música clássica Xiquitsi 2018. O evento será realizado pela Associação para o Desenvolvimento Cultural, Kulungwana. O evento inclui actuações de orquestra e coro Xiquitsi, que vai partilhar o palco com vários astros da música e cultura moçambicana.

A organização do projecto procurou, durante cinco anos, massificar a música clássica no país, com projectos de integração social. Este ano o projecto homenageia o maestro venezuelano, José António Abreu, mentor do El-Sistema, projecto que inspira o Xiquitsi.

A directora artística do Xiquitsi, Kika Materula, disse que os cinco anos do projecto foram de muitos desafios, dificuldades e conquistas.
 “Hoje, o Xiquitsi é um sonho tornado realidade e que só tem sido possível devido a vários apoios de carácter institucional, empresas privadas e contribuições individuais”, disse.

A actual Temporada do Xiquitsi, que chega ao fim, decorre sob o lema “Cinco anos, cinco Séries”, pelo facto deste ser o quinto ano de existência do projecto.

O evento que será realizado no dia 16 de Novembro conta com a participação dos irmãos Willy e Aníbal, Yolanda Kakana, Wazimbo, Mingas, Stewart Sukuma, as instrumentistas Iliane Simão e Adenilda Munguambe, sob direcção do ilustre maestro Peruano David Claudio.


Fonte: O País

0 Comentários