As notas musicais de Hélio Nhanala

ad


Hélio Nhanala, músico e compositor, é uma promessa da arte musical na cidade e província de Maputo. É conhecido pelas suas composições de intervenção social e amor.

Sempre se apresentou sozinho em diversos eventos culturais na cidade e província de Maputo. Juntou-se, posteriormente, a uma banda musical que o acompanha em todas actuações. A sua formação em Psicologia permite-o conceber o imaginário social em forma de música. Usa a música para intervir socialmente e expressar o que uma voz comum não é capaz de vociferar.

Suas músicas possuem uma dimensão muito vasta que mistura vários conhecimentos numa única letra. É maestro de uma igreja e talvez seja por isso que há um toque clássico nas suas composições. Vê a música como um forte instrumento que une as pessoas e torna os seres humanos mais próximos. “O mundo sem música seria um verdadeiro espaço habitado por um vazio infinito”, defende, poeticamente, o seu amor pela música dizendo que “canto para espantar dores. Quem canta, suas mágoas espanta. Espanto dores, mágoas e espalho alegria”.

Executa um estilo não fácil de decifrar à distância, pois não está fazer o obvio ou o que qualquer artista pode fazer. “Sou muito fã do afro-jazz. Chamo isso de afro-jazz, mas no fundo é um estilo que resulta da fusão de vários estilos musicais: Marrabenta, afro (tradicional), jazz e bossa-nova. Mas o estilo que me identifica é o afro jazz”, confessa o jovem músico com aspecto de quem não gosta de falar do faz, mas sim do quer fazer.

Conta neste momento com composições que já podem completar um álbum. Todavia a “mão” dos patrocinadores andam longe dele. “Até agora conto com mais de 40 composições que canto com banda e essas mesmas composições têm arranjo da própria banda. Isso nos faz ter esperança de que próximo ano teremos um CD. Eu e minha banda estamos conscientes que não é fácil gravar um CD”. Enquanto não lança o CD, Hélio e sua banda, vão actuando em diversas casas de pastos; alegrando, vibrando e divertindo seus admiradores.


Fonte: O País

0 Comentários