Quando a Lourena Nhate mexe com a alma de um amante de Música.

ad

Lourena Nhate – Utani Khumbula
É muita coisa por dizer e eu não quero fazer um daqueles artigos que apesar de prazeroso, é trabalhoso. Entretanto, não posso ser cobarde e finjir que não vi ou ser egoísta ao ponto de não compartilhar o sentimento convosco.

Não sou fluente em Xichangana ou Xironga, mas felizmente entendo alguma coisa e com ajuda de algumas pessoas próximas, é possivel ter a tradução das expressões que desconheço. E foi fazendo uso destas vantagens que depois de eu ter sido conquistado pela instrumental e melodia da música, procurei entender o seu significado.

Logo de primeira eu notei que era algo sério. A forma de como a Lourena expressou-se foi muito comovente, talvez pela mensagem que fez com que as pessoas se identificassem com naturalidade. Facto é que foi das poucas músicas que reuniu consenso, praticamente em todos meios onde ando.
Há cerca de um mês vi o teaser do vídeo. O produtor-realizador não podia ser melhor, Hussein Dias. Aqueles “excertos” deixaram-me feliz. Feliz porque a Lourena respondia à minha expectativa. A de vê-la preparar um vídeo maduro, à altura da música.

Hoje, praticamente duas semanas depois do vídeo ter sido lançado, senti-me preparado para o explorar e viajar nele. Agora estou aqui, todo maravilhado e arrepiado. É muita coisa boa de uma só vez e/ou concentrada num video-clip.
Não estou à altura de me debruçar sobre os aspectos técnicos. O que posso dizer é que o video-clip é fantástico. Obrigado Lourena Nhate. Obrigado Kadu Groove Beatz. Obrigado Hussein Dias. Obrigado às suas equipas de trabalho.
Ainda na senda dos agradecimentos, talvez a melhor forma de fazê-lo seria reflectir sobre as palavras deixadas a seguir ao fim do video. Abaixo:

“Lourena Nhate chama atenção através de Utani Khumbula à consciência dos casais para a necessidade de se optar pela interação contínua, visto que a vida a dois só se solidifica quando o amor, respeito e doação, são o denominador comum numa relação.
… Inúmeros benefícios, mas quando se assistem cenários de as pessoas sairem para o restaurante, irem à uma festa, ESTAREM JUNTAS NA SALA E/OU NO QUARTO, CADA UM ATENTO AO SEU CELULAR, pode ser indício muito forte de que, talvez, esse relacionamento seja mais fachada e à beira do precipício”.

Gostaria muito que entendesses a dimensão do meu post ou do trabalho aqui apresentado, pois caso contrário, a Lourena também pode estar a dizer-te:

Utani khumbula / Vais lembrar de mim
Uta rila i noti (nkatango) / Vais chorar sozinho (esposo)
Na ni fambile / Enquanto fui

Por: Euroflin Guirengane
18.10.2017

0 Comentários