Ainda sobre a Gala Vibratoques, Gilberto Mendes explica motivo do seu “afastamento” do elenco do evento

ad

A Gala dos Prêmios Vibratoques (Vodacom), um dos maiores eventos de reconhecimento da música moçambicana, perdeu aquele que, para nós, era a “graça” de tudo: Gilberto Mendes, actor, encenador, Apresentador de TV e o principal mestre de cerimônia do evento, há duas edições, anunciou o seu afastamento. E ele dispôs-se a explicar o motivo.

Marcada pelo desfile dos convidados no tapete vermelho, a Gala Vibratoques tem como objectivo distinguir os artistas que ao longo do ano em análise tiveram mais músicas activadas através do serviço Vibratoques.

O Serviço Vibratoques, foi lançado em Março do ano 2015 e permite que todos os clientes da Vodacom  tenham a possibilidade de personalizar o toque de espera nos seus celulares de acordo com o perfil dos seus contactos.

O serviço contempla diversas categorias musicais, desde Marrabenta, Pandza, Tropical, R&B, Pop, Gospel e outras produzidas e interpretadas por artistas Moçambicanos e Internacionais.

Mas “a polémica e coro de vozes que contestam os ‘excessos‘ na maneira de vestir, cometidos pelos artistas” que participaram da edição 2018 do evento, fizeram com que Gilberto Mendes comunicasse que não irá mais apresentar os Prêmios Vibratoques.
Contudo, este não foi o único motivo que fez com que o Director da Companhia de Teatro Gungu se afastasse da equipa do evento. Justamente para dar espaço aos outros apresentadores, Gilberto Mendes não vai mais apresentar a Gala de atribuição dos Prêmios Vibratoques. A explicação é bem mais detalhada aqui:

“Eu não gostei daquilo que aconteceu e não vou -mais – apresentar a Gala (Vibratoques).  Eu sou uma pessoa adulta, o Bang fez uma gala extraordinária, muito bonita, uma gala em que se pretendia homenagear os principais músicos (que ao longo do ano tiveram mais músicas activadas através do Vibratoques), mas o que aconteceu foi que houve quem quis roubar a cena. Eu sou uma pessoa adulta, uma pessoa crescida, não posso ver coisas como aquelas e achar que aquilo é uma coisa normal. Aquilo não é uma coisa normal.


O meu comentário (no Facebook) é um comentário normal, duma pessoa normal que vê as coisas de forma correcta. Eu não gostei da maneira como algumas pessoas se comportaram numa situação em que era era suposto, hoje, estarmos a discutir o mérito do prêmio dum ou doutro, sabermos porquê fulano de tal ganhou, quem merecia, se fulano de tal mereceu ou não ganhar. Mas não, estamos aqui -a falar- de roupas, agora não sei de quê o Mozambique Fashion Week vai falar. Vai falar dos músicos? Achei que não foi correcto, não gostei e prontos. Não é que a coisa esteja quente e eu esteja a saltar do barco, aliás a coisa só aquece quando a gente põe quente, então se eu estou lá, eu faço parte dessa “quentura”.

Agora -ali- no convite vinha escrito “traje formal”, -há pessoas- que não interpretaram bem isso, quiseram ir lá roubar a cena algumas dessas pessoas e deu no que deu. Naturalmente eu sendo uma pessoa adulta, crescida e que não concorda, não compactuo e distancio-me.

Eu tenho uma nora que é uma estrela, em nenhum momento gostaria de ver a minha nora nua para chamar atenção a quem quer que seja. Acho que ela chama atenção pelo valor que tem, pela ética, pelo trabalho que faz… e não por estar a mostrar o corpo. Assim o pai daquela miúda já viu o corpo dela. O amigo do pai, o tio do pai, os futuros sogros dela, os cunhados todos, todo mundo, inclusive os amigos dos filhos que ela virá a ter, vão ter ainda gravado no YouTube.
Isso de apresentar a Gala Vibratoques, eu já tinha falado com o Bang que era a minha última apresentação porque também tenho que dar espaço à vocês, senão quando é que vocês vão apresentar?

‘E depois foi transmitida pela televisão Sucesso. Quando é assim deve apresentar o Fred ou o Gabriel, fica fixe assim. Quando é na Gungu TV ou STV, eu posso apresentar.’

Mas minha intenção é essa, dar espaço aos outros.

A Matilde tem muita sorte, ela brincou com uma religião que é muito soft, uma religião que aceita algumas coisas calada. Se ela estivesse com uma roupa islâmica, hoje estaríamos no funeral dela. Às vezes pessoas brincam com coisas sérias e não sabem do perigo que lhes rodeia. Se ela estivesse com roupa de muçulmana e tivesse feito aquilo, hoje nós estariamos a ter outra conversa.

Cantores apresentam-se em  palco e ali representou-se na passarela, não sei qual era o personagem ali.

Eu só falo sobre aquilo que eu  achei, não gostei, “esses putos têm que aprender a crescer”. E eu como já passei por essas idades, não posso estar aí a misturar-me…na lama.”

Com isto, quem será o novo apresentador da Gala Vibratoques? E será que o evento vai continuar? 

Fonte: OlaMoz

0 Comentários